E o salário ó...

Espaço de um projeto de professora,relatando suas impressões sobre o perigoso mundo da educação.

sábado, 16 de julho de 2011

Avaliação do processo de ensino-aprendizagem

A forma de avaliação é o que diferencia um comunicador qualquer de um professor de verdade.
A valiar é constantemente associado a fazer prova, testar, atribuir nota, aprovar, reprovar.
Existe uma diferença entre testar, medir e avaliar. Testar é submeter a um teste ou experiência. Medir é determinar a quantidade, a extensão ou o grau de algo, tendo por um sistema de unidades convencionais. Avaliar é julgar ou fazer uma apreciação sobre alguém ou alguma coisa tendo como base uma escala de valores. É um processo interpretativo dos aspectos qualitativos e quantitativos da aprendizagem.
Deve-se ter em mente os objetivos a ser alcançados. O professor deve estabelecer metas realísticas para si mesmo e para os alunos e deve verificar se estas  estão sendo atingidas.
A avaliação consiste na coleta de dados quantitativos e qualitativos e na interpretação desses dados com base em critérios previamente definidos. É importante ter bem em mente que uma prova com lápis e papel é um recurso limitado e não contempla todos os fatores necessários para "aprovar" ou "reprovar" um aluno.
É recomendável que o professor utilize métodos avaliativos que possibilitem identificar as dificuldades de aprendizagem. Estas dificuldades podem estar associadas à estrutura cognitiva do aluno, à sua condição familiar ou social, à metodologia utilizada pelo professor, ao comportamento do aluno em sala de aula, aos seus hábitos de estudo entre outros. Cabe ao professor identificar e tentar superar essa dificuldade no contexto escolar. ( Que fique bem claro que essa responsabilidade não é exclusiva do professor).
A avaliação é uma processo que serve tanto para acompanhar o desenvolvimento do aluno quanto para aperfeiçoar a prática pedagógica do professor. Ao avaliar o que o aluno conseguiu aprender , o professor está avaliando o que ele próprio conseguiu ensinar.

Fonte: HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. 7.ed. São Paulo: Ática, 2003


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